quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mães Solteiras...

Hoje cedo, conversando com algumas colegas de trabalho sobre PAIS QUE NÃO PARTICIPAM DA CRIAÇÃO DE SEUS FILHOS, tive a idéia de escrever sobre MÃES QUE CRIAM SEUS FILHOS SOZINHAS.
Bom, sempre um assunto polêmico, onde sempre, cada um, tem uma história/experiência para contar.
Fiquei pensando durante todo o dia sobre o que conversamos. Minha intenção não é expor ninguém, então, vou evitar contar os detalhes de tudo que ouvi e falei. Mas, ouvi fatos muitos tristes, reias. Pessoas que viveram e vivem essa realidade.
Muitos são os motivos que levam a essa situação: separações (relacionamentos),descuidos na relação sexual, descaso por parte do 'pai', opção, falta de opção...enfim, os motivos não importam tanto quando você se vê SOZINHA com uma criança, mas as consequências.

Consegui, em poucos minutos da manhã, e muitas conversas durante minha curta vida, constatar o quanto é difícil ser mãe solteira. A importância de ter a quem recorrer (e que esse alguém  não seja a vovó!) nas horas de aperto (educação, doença, hora de escovar os dentes etc etc) e de alegrias também (primeiros dentinhos, passinhos, homenagem de natal, dia dos pais, mães, passar no vestibular etc etc).
E quando os pequenos vêm com aquela perguntinha: "Mãããe, cadê meu pai?". Que saia justa. Acho que nessas horas é que a mãe tem o real significado da palavra #tenso.
Algumas mulheres podem até dizer que realizam muito bem esse papel e, realmente, acredito que o fazem. Mas, dizer que tudo o que escrevi aí em cima não faz diferença, ah, isso eu duvido que alguém diga.

Estou entrando no quarto mês de gravidez e, desde o dia em que ficamos sabendo que seríamos pais, tive apoio e atenção do meu marido (que tem sido um fofo, diga-se de passagem!) e, felizmente, sempre tive certeza que não poderia escolher um pai melhor para um filho. Eu disse PAI! Porque costumo ser bem realista no que diz respeito a relacionamentos. Hoje, estamos muito bem, felizes, tendo os mesmos desejos, sonhos, nos amando. Mas a gente não sabe o dia de amanhã (não estou prevendo, nem agorando, pelo amor de Deus!). A única coisa que é certeza nessa vida é que os filhos serão para sempre filhos e os pais, para sempre pais. Por isso, ter certeza que ele será (já é) um bom pai é um alívio para o meu coração de MÃE! Coração esse que está cada dia amando mais esse cara!

Mas, se você tem uma vovó/vovô para te ajudar, nossa, que felicidade também! Porque eles vão te ajudar de verdade. Não substituem, mas vão estar sempre pro que der e vier. Sabe por quê? Porque são para sempre seus PAIS!

--> Alguns sites e blogs sobre o assunto:
  • http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo246.shtml
  • http://www.gravidasolteira.com.br
  • http://www.cadepapai.blogger.com.br

10 comentários:

  1. Adorei esse post.. Mto fofo... Lembrei de tanta coisa.
    Bom comigo um exemplo diferente, fui criada mais pelo meu Pai, qe foi um paizão... mas minha avó realmente foi maravilhosa... Mas os Pais qe me perdoem, a Mãe é tdooooo de bom... Acho qe pelo fato de crescermos dentro dela, tem hra qe sempre precisamos dela... Não adianta, o bom é que meu pai conseguiu muito bem saber a hora de falar da minha Mãe, de dizer que era pra eu rezar pra ela, pra eu pensar nela, que ela saberia me ajudar... (nossa chorei)... Mas é assim mesmo, tem coisas na vida que acontecem sem a gente esperar ou prever, o importante é o amor e a boa vontade de tentar ser os melhores... vcs dois Thiones aí sei qe serão ótimos, pois já estão sendo... Beeeijoos

    ResponderExcluir
  2. Su, obrigada por suas palavras, carinho e amizade! Seu comentário foi um depoimento. Também fiquei emocionada. Bjos

    ResponderExcluir
  3. ' Adooooreeei priima , liindo demaiis ! meu/minha primo já é muito amado(a) ! beeeeeeijoos <3 Biiiiia

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto muito sério,eu sei bem o que é isso...cresci sem um pai, não porque ele era ausente, mas porque faleceu antes mesmo que eu nascesse. Minha mãe faz muito bem o papel dela, mas a falta de presença masculina(pai)no caso, faz muita falta sim.
    Por isso cobro muito da presença do meu marido na vida dos meus filhos,apesar que eu estou 24h ao lado deles, não substitui a presença dele.

    ResponderExcluir
  5. Pensei nisso depois que postei: pais que estão ausentes devido a falecimento. Foi bom vcs terem falado sobre o assunto. Nem sempre a ausência é voluntária, consentida. Uma força maior não permite essa convivência.

    ResponderExcluir
  6. Tem uma música que reflete parte do que sinto em relação ao meu filho(a), pois ainda não sei descrever o imenso amor que aflora sobre esse ser divino. Duvido ainda, que algum dia serei capaz de traduzir todo o sentimento, em relação ao maior presente que Deus já me deu. ..." Um anjo do céu/Que trouxe pra mim/É a mais bonita, a joia perfeita/Que é pra eu cuidar/Que é pra eu amar/Gota cristalina/Tem toda inocencia/E um anjo do céu/Que me escolheu/Serei o seu corpo/
    Guardião da pureza"....por toda minha existência. Não tenho a intenção de ser um pai perfeito, aliás, ninguém é perfeito. Mas estarei presente em cada etapa de sua vida,te apoiando, educando e sendo seu porto, desde a primeira troca de fralda, primeiros passinhos, primeiros dentinhos,primeiras palavras (com certeza papai)...rsrsrs, até o momento em que não mais estarei nesse mundo, daí tomarei conta de você, meu filho(a), lá do céu. Te amarei para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Sou um pai à moda antiga, daqueles que ainda pensam que filho é para sempre. E que não basta ser pai tem que participar.

    ResponderExcluir
  8. Seus lindos!!! Pagarão botox e make up a prova d'água para mim!!!

    ResponderExcluir